O Assunto é Café: Edição 43 

Café Utam

Informativo quinzenal • Ano 02 • nº 42

O Assunto é Café

Tipos de Grãos de Café

C onhecer sobre os tipos de grãos de café pode te ajudar a avaliar e escolher o café que você bebe, gerando experiências de consumo cada vez melhores, tornando o seu paladar cada vez mais apurado.O arábica é originário da Etiópia, na África. Por ser uma planta mais delicada, exige tratamento especial.Seus grãos, antes de serem torrados,

são de cor verde azulada, com uma forma ovoide alongada. O ideal para o cultivo deste tipo de café é um lugar com altitude elevada, quanto maior, mais chances de um produto de melhor qualidade.

O arábica é originário da Etiópia, na África. Por ser uma planta mais delicada, exige tratamento especial. Seus grãos, antes de serem torrados, são de cor verde azulada, com uma forma ovoide alongada.

O ideal para o cultivo deste tipo de café é um lugar com altitude elevada,quanto maior,mais chances de um produto de melhor qualidade.

O arábica africano – e, em especial a do Etiópia – é conhecida por seu sabor suave e aveludado, com uma nuance floral. Já o arábica do Quênia é um pouco mais amargo. Já os grãos do Brasil misturam o amargor com notas de cacau e castanhas.

O robusta é cultivado principalmente em países como o Brasil e a Indonésia, além de outros territórios do continente africano e asiático. A planta cresce em altitudes baixas, até 600 metros, resistindo às condições climáticas quentes e úmidas e aos parasitas. A cor do grão, antes da torra, é amarela esverdeada.
Alguns produtores asiáticos de café robusta elevam seu nível aos melhores cafés do mundo. É o caso das produções feitas em Java e Sumatra, por exemplo. Gostou de saber um pouco mais sobre os principais tipos de grãos? Compartilhe com seus amigos que também são abaixados por café!

licor de café

Licor de Café

O café pode ser usado como ingrediente de diferentes formas, inclusive como grão! Veja esta receita deliciosa de licor à base de grão de café e não deixe de testar!

Ingredientes:1 litro de qualquer aguardente (orujo, grappa, vodca);250g de açúcar;150g de café em grãos;25g de café moído, macerado na mão.

MODO DE PREPARO:
Misture tudo em uma garrafa de vidro com tampa. Reserve e deixe descansar até o dia seguinte. Depois, misture uma vez ao dia nas duas semanas seguintes. Deixe em repouso na terceira semana. Após esse período, filtre o líquido com um pano antes de colocar na garrafa. Sirva em pequenas doses.

veja outras edições
Envie suas dicas e sugestões, participe!