Assim como você, nós da Café Utam, somos loucos por café. E 'O assunto é café' é mais um canal para falarmos da nossa paixão por essa bebida.
Cadastre-se para receber informações sobre promoções, concursos e novidades!
O cafezinho, considerado por muitos uma bebida sagrada, acompanha as mais diversas situações e está presente em boa parte dos lares no Brasil e no mundo. Ele é motivo de bons encontros ou de encontros produtivos, está associado à felicidade e ao bom humor. Tudo isso era apenas uma constatação dos apaixonados, mas graças a um estudo publicado na revista PNAS, além de muitos benefícios, o café foi eleito também como uma bebida antidepressiva.
Sua ação positiva na redução do estresse e de outros distúrbios já havia sido comprovada anteriormente. Uma pesquisa divulgada no The World Journal of Biological Psychiatry, por exemplo, constatou que os adeptos do café correm menos risco de cometer suicídio em relação aos não
"Estudos apontam que a bebida tem ação antidepressiva, combate o estresse e estimula o bom-humor."
apreciadores da bebida. Dentro do estudo, que uniu o resultado de outras 3 grandes pesquisas com mais de 208 mil pessoas, o café foi responsável por reduzir cerca de 50% a taxa de suicídio entre homens e mulheres. Naquele momento, o resultado especulou que a cafeína era um composto antidepressivo, mas só comprovou seu papel como estimulante do sistema nervoso central – que tem papel fundamental no controle de todo o corpo.
Foi apenas com o estudo publicado na PNAS que o caráter antidepressivo foi
confirmado. Para entender isso, os pesquisadores de todo o mundo observaram a parte do cérebro que a cafeína age e identificaram os receptores de adenosina A2A. Esses receptores, por sua vez, são responsáveis por regular a produção de neurotransmissores como o glutamato e a dopamina e foi então que experimentos com ratos que sofriam de estresse crônico verificaram que os receptores A2A exercem função importante no controle do humor e consequentemente confirmaram sua ação contra a depressão.
Com isso, o café ganha mais um motivo para ser apreciado ao longo do dia. E o combate à depressão, uma doença que merece muita atenção por parte de toda a família e pelo Estado, ganhou agora mais um aliado.
Ingredientes
Açúcar a gosto, chantilly, canela, cacau ou raspa de laranja (conforme o gosto) para decorar
Montagem
Derreta o chocolate, o açúcar e o creme de leite em fogo brando. Junte o café e leve ao fogo sem deixar ferver. Coloque a mistura em xícara grande. Guarneça com chantilly e sobre ele coloque a canela, o cacau em pó ou a raspa de laranja em pequena quantidade para decorar.