Assim como você, nós da Café Utam, somos loucos por café. E 'O assunto é café' é mais um canal para falarmos da nossa paixão por essa bebida.
Cadastre-se para receber informações sobre promoções, concursos e novidades!
Em 22 de Agosto, é comemorado o Dia Nacional do Folclore. Para comemorar essa data, O Assunto é Café foi atrás das lendas que envolvem a história dessa bebida dos deuses. São muitos causos que passaram de geração em geração e a História tradicional tenta hoje comprovar a veracidade. De qualquer forma, vale a pena conhecer um pouquinho delas, não é mesmo?
A mais famosa lenda a cerca do café fala de um pastor que viveu na região Nordeste da África, que hoje faz parte do território da Etiópia, há 300 anos A.C. O tal pastor teria observado que suas cabras ficavam animadas depois de comer umas
Existem muitas histórias populares envolvendo a descoberta do café e seu uso pelo homem
frutas vermelhas, até então desconhecidas. Curioso para saber se esse efeito também aconteceria com ele, decidiu provar o fruto. E não é que ele também se sentiu vibrante?
Feliz com a novidade, o pastor foi contar a história para monges e estes também passaram a consumir os frutos para fazer suas orações noturnas. Diz o folclore que os monges descobriram que se podia fazer uma bebida de gosto
agradável com o mesmo poder energético quando torravam as sementes e posteriormente faziam a infusão.
Já uma lenda árabe conta que Maomé proibiu seu povo de tomar vinho. Certo dia, um pastor caminhava com o seu rebanho quando se deparou com arbustos muito verdes. Foi então que os animais, para matar a fome, devoraram avidamente aqueles frutos. Logo em seguida, as ovelhas começaram a ficar bastante agitadas. Intrigado, o homem ingeriu os grãos e passou a sentir uma sensação de vivacidade. Achou então que aquilo tinha sido uma dádiva do seu Deus para o compensar pela proibição de beber vinho.