Assim como você, nós da Café Utam, somos loucos por café. E 'O assunto é café' é mais um canal para falarmos da nossa paixão por essa bebida.
Cadastre-se para receber informações sobre promoções, concursos e novidades!
Quando você toma aquela xícara de café diária talvez nem consiga imaginar que esse grão escreveu um importante capítulo da história brasileira, haja visto que o café produziu riquezas para a expansão das cidades e contribui até mesmo para a diversidade étnica do povo brasileiro.
Essa história de paixão entre o café e o Brasil começou antes de nos tornamos uma nação livre. Os primeiros pés de café no território brasileiro foram plantados no século
Bebida impulsionou a economia brasileira e trouxe mais diversidade a nossa gente
XVIII por Francisco de Melo Palheta, em 1727, no Pará, segundo registros de historiadores.
Com a independência do Brasil, em 1822, as plantações foram se espalhando pela região Sudeste, com grandes latifúndios se formando no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e, sobretudo, em
São Paulo, que se tornou a maior região produtora de café do império e detentora de grande parte das riquezas geradas no país.
Foi o café que impulsionou o crescimento das cidades, pois a riqueza acumulada financiou o surgimento das indústrias e modernizou a economia brasileira, além de criar as condições para o desenvolvimento do sistema bancário. O café também colaborou para a diversidade étnica de nossa população, uma vez que um grande contingente de imigrantes vindos da Europa foi trabalhar no plantio de café em lavouras espalhadas em partes do Sul e Sudeste.