Assim como você, nós da Café Utam, somos loucos por café. E 'O assunto é café' é mais um canal para falarmos da nossa paixão por essa bebida.
Cadastre-se para receber informações sobre promoções, concursos e novidades!
Édifícil dizer com exatidão qual o dia em que o café foi "descoberto", isso porque são várias as histórias passadas entre gerações sobre sua origem. Ainda que não seja uma data oficial, 14 de abril ficou estabelecido como Dia Internacional do Café. Originário da Etiópia, a bebida extraída após o grão ser torrado e moído como conhecemos hoje teve início na região que atualmente corresponde ao Irã, no Oriente Médio. O café foi trazido para o Brasil ainda no século XVIII e, por ter se adaptado muito bem ao nosso clima tropical, foi responsável pelo desenvolvimento de grandes cidades, principalmente no Estado de São Paulo. Atualmente, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.
Todo dia é dia de comemorar Embora a OIC (Organização
Internacional do Café) tenha anunciado o dia primeiro de outubro como oficial para a comemoração mundial do café, aqui no Brasil, além do dia 14 de abril, comemoramos também o dia 24 de maio, a versão nacional da data incluída no calendário de eventos do país pela ABIC (Associação Brasileira de Café). E afinal, porque não comemorar todos os dias, não é mesmo? Paixão de todos os brasileiros, o café bem que merece uma comemoração todos os dias.
Uma tradição que se renova Espresso, Machiatto, Ristretto, Latte, Cappuccino, Mocha… São várias as opções para consumir café. A tradição do pó passado em coador de pano foi se reinventando ao longo dos anos e atualmente é difícil não ter pelo menos um tipo de bebida feita com café que não te agrade no sabor. As cafeterias continuam a fazer sucesso porque
cada vez mais vamos descobrindo novas maneiras de combinar e beber café, como o cold brew, por exemplo, que é um café de extração a frio, podendo levar de 12 a 18 horas para que fique pronto.
Opções para todos os bolsos “Um pingado e um pão na chapa!”, quem nunca ouviu esse tradicional pedido numa padaria paulistana? Pois é, o café é uma bebida acessível a todos
os públicos: sejam as pequenas doses de café vendidas a partir de um real aos frappés elaborados com chantilly, caldas e essências. Em versões quentes ou frias e emdiversos tamanhos, difícil melhor é escolher um só preferido. Então, porque não ir agora mesmo à sua padaria ou cafeteria preferida para comemorar? Afinal de contas, todo dia pede uma boa xícara de café.
Ingredientes:
Recheio:Recheio :
3 gemas; 2 colheres de manteiga; 1 xícara de açúcar refinado; 200g de coco ralado;
;1 lata de leite condensado A
mesma medida de Café Utam Classic sem açúcar
;1 colher (chá) de maisena
Massa:2 copos de leite;
1 kg de farinha de trigo;
6 colheres (sopa) de açúcar refinado;
4 ovos;
2 colheres de manteiga;
1 colher (café) de sal;
100g de fermento ;
Modo de preparo:
Recheio:
Leve todos os ingredientes ao fogo até dar o ponto pastoso.
Massa:
Dissolva o fermento misturando-o com o açúcar e coloque 2 copos de leite morno.
Adicione 2 xícaras de farinha, misture e deixe crescer por 20 minutos.
Reserve uma xícara de farinha de trigo. Adicione o restante da farinha, os ovos e os demais ingredientes.
Amasse bem e coloque novamente para crescer por aproximadamente 30 a 40 minutos.
Sobre o mármore polvilhado com a farinha, abra a massa com o rolo, recheie e enrole como rocambole, corte e coloque em forma untada.
Deixe crescer novamente por 15 minutos e leve para assar.
Depois de assado e ainda quente passe margarina e polvilhe açúcar para enfeitar.