Assim como você, nós da Café Utam, somos loucos por café. E 'O assunto é café' é mais um canal para falarmos da nossa paixão por essa bebida.
Cadastre-se para receber informações sobre promoções, concursos e novidades!
Não é difícil encontrar quem continua tomando o cafezinho quente de todos os dias pela manhã mesmo no alto verão. Esse costume nacional é comum na maioria das famílias brasileiras e é passado de geração pra geração. Ainda assim, dá para passar pela estação do calor sem perrengue e sem abrir mão do sagrado café de toda a manhã: com diversas versões geladas da bebida, você pode aproveitar de uma opção refrescante e energética.
Já falamos por aqui sobre o café gelado nos Estados Unidos e Austrália. No mundo afora, essa é a versão conhecida como “iced coffee”, cujo preparo resume-se basicamente em adicionar cubos de gelo à vontade no café coado tradicionalmente. No entanto, para isso, o café precisa estar em temperatura ambiente. E é preciso ter bom senso, pois, quanto mais gelo, mais a bebida será diluída e isso tende a alterar o sabor final. Busque o equilíbrio.
Frappé
De origem grega, mas com nome francês, o também conhecido como frapê é uma bebida que usa, além de leite adicionado ao café, gelo batido ou sorvete, para que a textura fique ainda mais cremosa. Hoje, existem versões próprias ao redor do mundo e versões até mesmo que excluem o café, deixando a bebida mais próxima à um milkshake. A receita original pede café instantâneo, que pode ser batido em coqueteleira, mixer ou liquidificador.
Frozen
Esse nome se refere a um drink mais genérico, geralmente com frutas e que pode até mesmo incluir opções alcoólicas. Ainda assim, incluímos nesta lista porque também dá para preparar um delicioso e refrescante frozen de café, que tem um sabor super marcante. Para conseguir a textura de raspadinha, é preciso usar café congelado em cubos, o leite (que pode ser de amêndoas) garante a cremosidade e espuma bem característicos no copo.
Cold brew
Primeiro de tudo, é importante não confundir: cold brew não é a mesma coisa que iced coffee. Enquanto o café gelado é basicamente café tradicional coado com cubos de gelo, o cold brew é um método de extração próprio. Seu nome significa literalmente “infusão a frio”, o que representa bem o seu preparo, que pode levar de 10 a 18 horas, descansando em recipiente fechado. O resultado é uma bebida exótica, com menos amargor e mais doçura.
Para te inspirar a experimentar uma dessas delícias geladas de café, confira a receita abaixo para fazer aí em sua casa!
Ingredientes:
Ingredientes para o sorvete de café: • 4 ovos (separe gemas e claras) • 2 latas de creme de leite • 2 colheres (sopa) de Café Solúvel Utam • 1 xícara (chá) de leite fervente • 1 xícara (chá) de açúcar
Ingredientes para a cobertura: • 3 bolas de sorvete de café • 200 ml de leite integral • Chocolate granulado • Chantilly spray
Modo de preparo do sorvete de café: 1. Para fazer o sorvete de café, bata as gemas e a metade do açúcar. Adicione o leite e bata até obter um creme. 2. Transfira a mistura para uma tigela refratária e leve ao fogo em banho-maria. Sem parar de mexer com um batedor manual, cozinhe por 4 minutos, sem deixar ferver. Então, reserve. 3. Misture em uma panela o açúcar restante e ½ xícara (chá) de água. Leve ao fogo, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo, salpique com café solúvel e reserve. 4. Após, bata as claras na batedeira até obter o ponto de pico. Sem parar de bater, junte a calda bem quente, aos poucos, e continue a bater até obter um merengue brilhante. 5. Acrescente, então, o creme de leite. 6. Com cuidado adicione o creme de gemas à mistura ainda sendo mexida. 7. Depois de pronto, despeje o creme em uma tigela e leve ao congelador de um dia para o outro.
Modo de preparo do Milkshake de café: 1. Bata o sorvete com o leite em agitador de milk-shake ou liquidificador. 2. Sirva em um copo grande e finalize com chantilly e granulado.