Assim como você, nós da Café Utam, somos loucos por café. E 'O assunto é café' é mais um canal para falarmos da nossa paixão por essa bebida.
Cadastre-se para receber informações sobre promoções, concursos e novidades!
Para além da xícara de todas as manhãs, o café pode ser consumido de muitas maneiras. Uma
forma de degustação cada vez mais famosa é a harmonização da bebida com alimentos doces.
Na gastronomia contemporânea, a combinação entre comida e bebida com o objetivo de
realçar a experiência gustativa não está mais restrita aos vinhos e cervejas. Graças à difusão
do café neste século, as técnicas de harmonização também já abrangem a bebida mais popular
do mundo!
Renovado e em safras especiais, o café está presente mesmo em receitas. E ainda é capaz de transformar a experiência de inúmeras sobremesas. O resultado proporciona prazer extra ao paladar.
A seguir, vamos falar sobre os princípios básicos da harmonização entre cafés e doces. Também sugerimos algumas combinações e convidamos você a testar mais e mais receitas a partir de dicas bem práticas. Vamos provar?
Harmonizar ou combinar alimentos e bebidas é uma técnica culinária que visa realçar os sabores dos ingredientes presentes em ambos. Algumas vezes, ela pode até ser feita de forma intuitiva e dar certo. No entanto, existem regras para chegar a uma combinação tida como perfeita.
Com o café, ingrediente rico em características sensoriais (doce, amargo, ácido) e de potência variada (da suave a mais intensa), é possível repetir ou até mesmo criar uma série de harmonizações interessantes. Seja com pratos doces e salgados, quitandas ou refeições elaboradas.
Aqui, apresentamos algumas das mais reconhecidas. Lembrando que a origem do grão – e respectivas características de terroir, torra e método de preparo – terá tudo a ver com o resultado final! Daí a importância de conhecer a origem e as qualidades do café que escolhemos consumir.
Café + chocolate com baunilha = a potência do espresso bem torrado faz excelente contraste com o chocolate ao leite aromatizado com baunilha.
Cappuccino + trufas = aqui uma harmonização por semelhança, em que a cremosidade do leite vaporizado do cappuccino casa com a cremosidade do recheio do bombom.
Frapê de café + chocolate branco = aqui vale a harmonização meio a meio, em que a espuma do frapê combina com a cremosidade do doce, e o leve amargor contrasta com a untuosidade do chocolate branco.
Café + Tiramisú = Há muito tempo, a dupla sobremesa e café encerra com chave de ouro uma boa refeição. A novidade aqui é que a bebida seja consumida junto ao doce, e não após a última colherada. Ou mesmo como ingrediente da receita, caso de clássicos como o italiano tiramisù.
Quem gostou? Comente!
Ingredientes:
• 1/2 litro de leite desnatado
• 3 colheres (chá) de Café Utam Solúvel
• 2 colheres (sopa) de amido de milho
• 1/2 xícara (chá) de adoçante culinário à base de sucralose
• 1 colher (café) de essência de baunilha
• 1/2 xícara (chá) de creme de leite
• 1 colher (sopa) de cacau em pó
• 4 colheres (café) de raspas de chocolate 70% cacau
Modo de preparo:
1.Em uma panela, misture o leite, o Café Utam Solúvel, o amido e o adoçante.
2.Cozinhe em fogo médio (170 °C a 190 °C) até engrossar, mexendo sempre.
3.Retire do fogo e adicione a baunilha e o creme de leite.
4.Divida em cinco partes e distribua quatro delas em taças e reserve.
5.Misture o cacau na quinta parte e leve ao fogo rapidamente, mexendo sempre.
6.Coloque uma camada sobre o creme de café e polvilhe o chocolate.